Caros Marcuenses,
Num mundo cada vez mais globalizado, onde as fronteiras se diluem e a mobilidade é crescente, urge a necessidade da Câmara Municipal do Marco de Canaveses apoiar a população migrante, no sentido de facilitar todo o processo de integração de quem decidiu emigrar, acompanhar os que já estão emigrados e auxiliar a reinserção de todos os que regressam, preparando da melhor forma possível o abandono definitivo do país de acolhimento.
A realidade administrativa de Portugal mudou substancialmente, o que cria dificuldades sérias a quem regressa definitiva ou temporariamente. Consciente que a população emigrante marcuense é extremamente representativa, o Município vê com preocupação a necessidade de apoiar com conhecimento técnico e agilizar todo o processo burocrático na resolução dos seus problemas.
É neste contexto que surge o Gabinete de Apoio ao Emigrante, com a pretensão de dar respostas céleres e eficazes às várias questões que consubstanciam a sua área de atuação, baseado sempre numa lógica de proximidade e disponibilidade.
Por último, quero deixar uma palavra de apreço muito especial a todos os marcuenses que, à procura de novas oportunidades e de melhores condições de vida, deixaram o seu concelho e o seu país e dizer-vos que pretendemos fortalecer os vossos laços afetivos com o município, de forma a que possam regressar ao Marco de Canaveses – a vossa casa.